A Nissan disse que usará o software autônomo desenvolvido pela Wayve para reforçar seu sistema avançado de assistência ao motorista a partir de 2027, um acordo histórico para a startup do Buzzy UK que tem levantou mais de US $ 1,3 bilhão de Nvidia, Microsoft, Softbank Group e Uber.
A Nissan integrará o software da Wayve e os sensores, incluindo o Lidar de um fornecedor não divulgado, em seu sistema ADAS, conhecido como PROPILOT. A montadora japonesa disse que o sistema definirá um “novo padrão para direção autônoma com capacidade avançada de prevenção de colisões”.
A Nissan disse que o sistema que está sendo desenvolvido para produção em massa até 2027 será um sistema de nível 2 operando sob supervisão do motorista. A Nissan não divulgou quais modelos o sistema estaria disponível. Nível 2, conforme definido pela Sociedade de Engenheiros Automotivos, significa que o sistema pode automatizar várias tarefas de direção, como direção e frenagem, mas ainda exige que um motorista mantenha o controle o tempo todo.
A Wayve, lançada em 2017, recebeu atenção e investidores para o seu sistema de direção automatizado, que é auto-aprendizado versus baseado em regras, semelhante à abordagem de Tesla. A Wayve desenvolveu sua abordagem de aprendizado orientada a dados de ponta a ponta para a direção assistida de “olhos” e um sistema de direção totalmente automatizado “Olhos”.
Ao contrário da Tesla, a Wayve planeja vender sua “IA incorporada” para montadoras e outras empresas de tecnologia.
A abordagem de auto-aprendizagem de Wayve é vista como particularmente atraente para as montadoras, porque não depende de sensores específicos ou mapas HD. Isso significa que o sistema de Wayve pode funcionar com sensores existentes, como câmeras e radar. O software de direção automatizado captura dados desses sensores, o que informa diretamente as decisões de direção do sistema.
E enquanto a frota de desenvolvimento da startup usa o Sistema Orin System-on-chip da NVIDIA, o co-fundador e CEO Alex Kendall disse que o software pode executar em qualquer GPU que seus parceiros OEM já tenham em seus veículos.
Tudo isso se traduz em software barato para executar e usado em sistemas avançados de assistência ao motorista, robotaxia e até robótica, Kendall disse no mês passado na conferência GTC da NVIDIA.
O porta-voz da Nissan, Shiro Nagai, observou em um e-mail que o Modelo de Fundação AI incorporado de Wayve, uma IA de ponta a ponta em larga escala treinada em vastas quantidades de dados de direção do mundo real, permite que o software se adapte em diferentes ambientes e plataformas de veículos.
“Aproveitando a tecnologia da Nissan e a IA de Wayve, estamos confiantes de que permitirá que futuros veículos da Nissan repliquem de perto o julgamento e as ações de um motorista humano cuidadoso e competente em cenários complexos de direção”, disse Nagai.
Deixe um comentário