Resumo
A visualização do eclipse solar pode ser uma maneira divertida de aprender muito sobre o nosso sistema solar.
Você pode assistir a um eclipse através de objetos domésticos, como Colanders.
Observar o Eclipse incentivou meus filhos a querer aprender mais sobre o espaço.
Fico fascinado por eclipses desde que li a história em quadrinhos clássica de Tintin Prisioneiros do Sol. Na história, Tintin escapa da morte, convencendo seus captores de que ele pode comandar o sol, ordenando que ele desapareça no momento exato em que um eclipse solar está prestes a acontecer.
Como um eclipse solar parcial ocorreu em todo o hemisfério norte, pensei que essa era uma oportunidade perfeita para tentar deixar meus filhos mais interessados em astronomia.
Ensinando meus filhos sobre o eclipse
Sabendo que estávamos prestes a testemunhar um Eclipse solar parcialEu queria explicar aos meus filhos o que ia acontecer. Conversamos sobre como o sol e a lua Olhe o mesmo tamanho no céu E como isso pode ser quando o sol é muito maior que a lua.
Perguntei a eles o que aconteceria se o sol e a lua estivessem na mesma parte do céu ao mesmo tempo e como seria. Quando eu disse a eles que isso iria acontecer mais tarde no mesmo dia, eles imediatamente perguntaram se poderíamos assistir.
Discutindo como poderíamos assistir com segurança
Era muito importante explicar os perigos de olhar diretamente para o sol. Fiquei tentado a dar uma olhada rápida no sol durante os eclipses anteriores, então sabia que tinha que fazê -los entender o quão perigoso poderia ser.
Perguntei -lhes se eles poderiam pensar em maneiras de assistir com segurança, sem olhar diretamente para o sol. A primeira sugestão deles foi usar uma câmera de smartphone, mas expliquei que isso poderia danificar a câmera.
Depois de algumas outras idéias, uma delas sugeriu que pudéssemos olhar para as sombras. Conversamos sobre o que faz sombras e como a luz do sol se espalha em todas as direções, o que significa que não poderíamos ver a sombra causada pela lua passando em frente ao sol. Precisávamos de uma maneira de focar a luz do sol em uma pequena área.
Fazendo uma câmera simples de pinhole
Foi quando expliquei a eles o conceito de uma câmera pinhole. Ao colocar um buraco em um pedaço de papel, por exemplo, o papel bloquearia a maior parte da luz e permitiria apenas um feixe estreito de raios de luz. Como esses raios viajam em linhas retas, se permitirmos que a luz caia em um objeto que está bastante próximo do orifício, deveríamos ver uma pequena imagem do sol.
Eles ficaram empolgados em experimentar, e nos revezamos cutucando buracos em folhas de papel e segurando -os no caminho da luz solar que atravessava a janela. Experimentamos segurar o papel em diferentes alturas do solo, e fomos capazes de gerar uma imagem áspera do sol. No entanto, nossos buracos de papel às pressas não eram particularmente regulares, então as projeções do sol eram ásperas e confusas. Expliquei que precisávamos de algo com orifícios perfeitamente circulares.

Relacionado
Encontrando algo com orifícios prontos
Foi quando a caça ao tesouro começou. Eu os desafiei a encontrar algo na casa que poderíamos usar que tivesse um buraco ou buraco perfeitamente circular. Eles correram pela casa, procurando coisas que poderíamos usar e experimentando tudo o que encontraram que tinham um buraco circular. Muitos dos objetos tinham buracos grandes ou pequenos demais para criar boas imagens do sol, mas continuavam caçando e trazendo de volta mais objetos para tentar.
Eventualmente, um deles voltou com o objeto que eu esperava que eles encontrassem: a antiga peneira com uma alça que faltava que eu convenientemente deixava de fora da lateral na cozinha.
Olhando para a forma do sol através da peneira
Meus filhos se revezaram segurando o peneirador na luz do sol que estava escorrendo pela janela enquanto o outro colocava um pedaço de papel branco no chão. Eles experimentaram mover o peneirador para frente e para trás e movendo o papel mais longe para tentar gerar as imagens circulares mais nítidas que puderam na folha.
Após um pouco de experimentação, eles foram capazes de produzir uma imagem de círculos razoavelmente nítidos no pedaço de papel. Estávamos prontos para o início do eclipse parcial.
Assistindo ao eclipse usando a peneira
Antes do início do eclipse parcial, expliquei que a lua não passaria diretamente sobre o centro do sol, mas seria um pouco mais alta no céu, para que o fundo da lua cobre o topo do sol. Perguntei a eles o que eles esperavam acontecer com os círculos projetados, e os dois disseram que o topo dos círculos se encaixaria, fazendo com que os círculos pareçam um Pac-man nas costas dele.
Quando o eclipse começou, ambos ficaram empolgados em ver o que aconteceria e vigiaram de perto o topo dos círculos projetados através do peneirador. No entanto, rapidamente se tornou aparente que sua previsão estava errada e foram o fundo dos círculos que estavam desaparecendo, fazendo-os parecer uma cara de Pac-Man.
Eles estavam convencidos de que eu estava errado sobre qual parte do sol seria encoberta até que eu os expliquei sobre os raios de luz que passavam pelo peneirador. Os raios do topo do sol estavam passando pelos buracos e terminavam no fundo da imagem, e os raios do fundo do sol estavam passando e acabando no topo, o que significa que nossa imagem projetada estava realmente de cabeça para baixo.
Continuamos assistindo como toda a seção inferior dos círculos projetados estava coberta de sombra. Então a sombra desapareceu lentamente do jeito que chegou, deixando -nos com as imagens circulares completas do sol mais uma vez.
Minha filha está me implorando para montar seu telescópio
As crianças estavam realmente empolgadas em assistir o eclipse acontecer. Eles se divertiram muito fazendo suas câmeras pinhole e encontrando objetos domésticos que poderíamos testar. Observar o eclipse acontecer em tempo real foi uma emoção real, e eles adoraram como começou a parecer cada vez mais o Pac-Man.
Ao longo de toda essa diversão, eles aprenderam muitas informações sem realmente perceber. Eles aprenderam sobre o sol 400 vezes maior que a lua, mas também 400 vezes mais. Eles aprenderam como uma câmera pinhole funciona e até aprenderam que seus próprios olhos veem tudo de cabeça para baixo antes que seus cérebros virem as imagens da maneira certa novamente.
Minha filha recebeu um Telescópio barato No Natal, e ela não demonstrou muito interesse nisso até agora, mas depois que assistimos ao eclipse, ela estava me implorando para configurá -lo para ela. Agora, só precisamos esperar um céu claro, e ela poderá desfrutar de sua primeira experiência adequada para as estrelas.

Relacionado
Não é todo dia que você experimenta um eclipse parcial, mas foi uma excelente oportunidade para tentar deixar meus filhos interessados em astronomia. Minha filha havia demonstrado pouco interesse no telescópio que um parente a comprou no Natal, mas agora está desesperada para experimentá -lo. Embora os eclipses sejam raros, ainda há muitas coisas que você pode fazer com seus filhos para tentar despertar o interesse deles pelo que está além do nosso planeta.
Deixe um comentário