Jack Dorsey, co-fundador do Twitter (agora X) e Square (agora Block), despertou um fim de semana de debate sobre propriedade intelectual, patentes e direitos autorais, com um post caracteristicamente conciso declarando: “Exclua toda a lei de IP”.
O atual proprietário do X, Elon Musk, respondeu rapidamente: “Eu concordo”.
Não está claro o que exatamente trouxe esses comentários, mas eles chegam em um momento em que as empresas de IA, incluindo o OpenAI (com a qual Musk co-fugiram, compete e é desafiador no tribunal) estão enfrentando numeroso ações judiciais Alegando que eles violaram os direitos autorais para treinar seus modelos.
De fato, o evangelista e investidor da tecnologia Chris Messina aludiu a isso enquanto escrita Esse Dorsey “tem um ponto”, porque “Filas IP automatizadas/regras de 3 ataques para a infração da IA podem se tornar o substituto para colocar as pessoas pobres na prisão por posse de cannabis”.
Outros eram menos simpáticos a esse argumento, com Ed Newton-Rex (cuja organização sem fins lucrativos certifica as práticas de treinamento de IA que respeitam os direitos dos criadores) descrevendo a troca de Musk Dorsey Como “os executivos de tecnologia declarando guerra total contra criadores que não querem o trabalho de sua vida com fins lucrativos”.
Da mesma forma, o escritor Lincoln Michel escreveu isso “Nenhuma das empresas de Jack ou Elon existiria sem a lei de IP”, acrescentando: “Eles apenas odeiam artistas”.
Dorsey elaborou sua posição em respostas subsequentes, escrita Que existem “modelos muito maiores para pagar criadores” enquanto reivindicam “os atuais tiram demais deles e apenas o aluguel de aluguel”.
Ele fez um ponto semelhante quando o advogado (e ex -Robert F. Kennedy Jr. companheiro de corrida) Nicole Shanahan empurrado para trás Com um TODO “NÃO”.
“A lei de IP é a única coisa que separa as criações humanas das criações de IA”, disse Shanahan. “Se você quiser reformá -lo, vamos conversar!”
Dorsey rebateu“A criatividade é o que atualmente nos separa, e o sistema atual está limitando isso, e colocando o desembolso dos pagamentos nas mãos de porteiros que não estão pagando de maneira justa”.
Pelo menos a resposta de Musk é consistente com as declarações que ele fez no passado, por exemplo dizendo a Jay Leno que “as patentes são para os fracos”. E década atrás, em uma chamada “oferta de patentes”. Ele prometeu Que a Tesla não aplicaria patentes contra outras empresas que as usavam “de boa fé”. (A empresa posteriormente processou o CAP-XX da Austrália Sobre as patentes, mas disse que foi uma resposta a um processo CAP-XX registrado contra uma subsidiária da Tesla.)
E Dorsey, é claro, iniciou o projeto de mídia social aberto que acabou se tornando bluesky, embora ele parecesse ficar desiludido e eventualmente deixou o quadro de Bluesky. (Jay Graber, CEO da Bluesky, disse recentemente A partida de Dorsey “liberou” a empresa de parecer um projeto paralelo de um bilionário.)
Também vale a pena notar que a linha entre uma conversa aleatória no Twitter/X e a política real do governo é mais fina do que costumava ser, com Musk se juntando ao governo Trump e empurrando demissões em massa através seu Departamento de Eficiência do Governo.
Deixe um comentário