Resumo
Verifique se o seu monitor possui HDR verdadeiro; Evite “hdr pronto” ou displayhdr 400.
Considere apenas telas OLED ou miniladas para obter o conteúdo de HDR de alta qualidade devido a melhores zonas de brilho.
Priorize as especificações do Core SDR ao comprar um monitor, a menos que você precise de HDR para criação ou jogo de conteúdo.
Hdr ou Alta faixa dinâmica é possivelmente a maior atualização de exibição desde que a HD TVS chegou. Sim, eu incluiria 4K nessa avaliação, já que o HDR tem um impacto visual muito maior do que simplesmente adicionar mais pixels à mistura.
Hoje em dia, um bom suporte e reprodução de HDR é um recurso fundamental a procurar em uma televisão, mas e os monitores de computadores? É um recurso pelo qual você deve pagar, afinal, então vale a pena procurar um (bom) monitor HDR?
HDR para monitores está uma bagunça agora
Só porque um monitor diz “hdr” em algum lugar na caixa não significa que é realmente Hdr. A situação com quem coloca um logotipo “HDR” na embalagem do monitor é um pouco solto. Se um monitor diz “HDR pronto” ou “DisplayHDR 400”, você deseja evitá -lo especificamente para o conteúdo de HDR. No primeiro caso, “HDR Ready” significa que o monitor pode aceitar e exibir um sinal de HDR, mas que sua reprodução não se compara necessariamente a nenhum tipo de padrão ou certificação.

Relacionado
DisplayHDR 400 é o nível mais baixo da certificação VESA HDR, mas os requisitos para obter essa certificação são tão ridicularizados que é difícil chamar a imagem resultante HDR. Dado que a tela só precisa atingir 400 nits de pico de brilho. Na minha opinião, você não vai querer nada menos que a certificação DisplayHDR 600 e, de preferência, displayHDR 1000 ou melhor.
No entanto, é importante entender que apenas porque um monitor possui especificações de HDR ruim não o torna um monitor ruim. Existem muitos monitores que são brilhantes em SDR, com grande contraste e excelente precisão de cores. É que tudo se desfaz assim que você ativa o HDR.

Relacionado
O suporte a HDR de desktop os é uma bagunça maior
Como a maioria das pessoas usa janelas, vou começar dizendo que o HDR no Windows era e ainda é um desastre absoluto. Para ser justo, a Microsoft melhorou as coisas, e agora temos o AutoHdr no Windows, embora funcione quando deseja em minha experiência. Há também um atalho de teclado HDR útil (Win+Alt+B), o que facilita a ativação do HDR antes de iniciar um filme ou jogo.
Você também vai querer usá -lo, porque a área de trabalho do Windows padrão é uma eniseração abrasador no modo HDR, o que significa ter que alternar ou esperar que o aplicativo ou o jogo que você deseja usar tenha uma alternância automática de HDR embutida.
No MacOS, as coisas não são muito melhores. Se você estiver usando um desses displays de Mac externos caros, o HDR de desktop parece bom (ou mais me disseram) e funciona bem com aplicativos como o Final Cut Pro, mas o suporte a HDR de aplicativos de terceiros é um caso de acertar e acertar.

Relacionado
Eu nunca tentei usar o HDR em um sistema Linux, mas passei algum tempo olhando nos fóruns antes de escrever isso, para ver como as pessoas estavam indo com o HDR em Penguin Land, e funciona! Bem, a menos que traga seu sistema NVIDIA, ou você não gosta de editar arquivos de configuração ou gostar de um ambiente de desktop que não funciona com o HDR.
Portanto, não há necessidade de escolher um sistema operacional em particular aqui, o HDR não é divertido de gerenciar qualquer deles.
As telas OLED e Miniled são os únicos modelos dignos de HDR
Como o bom HDR depende muito da diferença entre os pixels mais escuros e mais brilhantes que podem ser exibidos ao mesmo tempo dentro do mesmo quadro, que deixa o painel plano exibe sem zonas de escurecimento com desvantagem distinta.

Relacionado
Se você tiver apenas uma zona de tela grande, seus pixels nunca poderão alcançar o preto verdadeiro e, mesmo se você aumentar o brilho para ampliar a lacuna, estará aumentando o brilho em toda a tela. Essa é uma das razões pelas quais o DisplayHDR 400 não é realmente HDR – permite uma zona de “nível da tela”.
Quanto mais zonas você tiver, melhor será a imagem HDR, mas as telas com um número baixo de zonas também lutam. Com o Miniled, no entanto, que tem centenas ou milhares de zonas, o HDR realmente ganha vida. Os painéis minilados de ponta são quase (mas não) tão bons quanto os painéis OLED, que podem atingir níveis pretos perfeitos simplesmente desligando os pixels individuais ou escurecendo-os individualmente.
O ponto principal é que, a menos que um monitor esteja usando a tecnologia Miniled ou OLED, gerencie suas expectativas quando se trata da qualidade da imagem HDR. A desvantagem óbvia aqui é que essas duas tecnologias de tela ainda são bastante caras, embora os preços tenham caído constantemente com o tempo.

Você realmente usa o conteúdo HDR na sua área de trabalho?
Eu acho que deve ser óbvio, mas se você não está realmente visualizando nenhum conteúdo HDR no monitor da área de trabalho, seus recursos de HDR são um ponto discutível. Não há razão para pagar por boas capacidades de HDR se você nunca as usar.
Mesmo se você jogar, o suporte ao HDR é de sucesso ou falta-especialmente no PC. Enquanto muitos títulos da AAA oferecem HDR impressionante, outros não o sustentam corretamente ou confiam em implementações ruins que fazem as coisas parecerem piores.
Os monitores HDR são importantes para criadores de conteúdo
Quando todas as estrelas se alinham, o HDR na área de trabalho pode ser incrível e, se você valorizar isso, gaste o dinheiro extra em um bom monitor HDR. No entanto, se você é um criador de conteúdo, quase certamente precisará de um bom monitor HDR em algum momento.

Relacionado
Independentemente de qual meio visual você trabalha, os parâmetros expandidos do HDR serão úteis para você e, se você estiver fazendo bem o conteúdo do HDR, precisará ver como será o produto final. Obviamente, o que você precisa estritamente é um monitor HDR de grau de referência, mas para criadores pequenos com orçamento limitado, bons monitores de nível de consumo podem se aproximar o suficiente para suas necessidades.
Porém, você não pode mexer com qualidade aqui, se estiver pagando trabalho, precisará pagar por um monitor proporcional ao valor desse trabalho e o tempo e o esforço para calibrá -lo corretamente.

Relacionado
A maioria das pessoas deve pular monitores de HDR por enquanto
Do meu ponto de vista, a maioria das pessoas no mercado para um novo monitor não deve se incomodar demais com o HDR como um recurso. Em vez disso, concentre -se nas especificações principais que importam para um monitor SDR: cores precisas, brilho sólido e bom contraste ainda é uma experiência melhor do que um monitor HDR barato com um logotipo chamativo e um desempenho abaixo do esperado.
A menos que você precise especificamente-para a criação de conteúdo ou o jogo AAA com ativos HDR em uma exibição de última geração-você terá mais retorno pelo seu dinheiro em outro lugar.
Deixe um comentário