Em meio a cortes orçamentários sem precedentes e demissões iminentes, o presidente dos EUA, Donald Trump, nomeou o secretário de Transporte Sean Duffy como administrador interino da NASA.
A nomeação é temporária, e Duffy continuará liderando o Departamento de Transportes enquanto assumiu o papel da NASA, disse Trump em um post Em seu site de mídia social, Truth Social.
“Sean está fazendo um tremendo trabalho em lidar com os assuntos de transporte de nosso país, incluindo a criação de um sistema de controle de tráfego aéreo de última geração, e ao mesmo tempo reconstruir nossas estradas e pontes, tornando-as eficientes e bonitas novamente”, disse Trump.
A nomeação é altamente incomum. Não há precedente para um chefe de DOT em atuação também liderando a NASA, mesmo em uma base intermediária. Historicamente, os administradores da NASA geralmente são ex-astronautas, burocratas de longa data da NASA, ex-congressistas ou veteranos militares.
Duffy não tem formação formal em ciência ou espaço, embora o DOT supervisione a Administração Federal de Aviação, que supervisiona o transporte espacial comercial e o controle de tráfego aéreo. Como ele desempenhará os dois papéis de liderança simultaneamente, é provável que seu mandato na NASA esteja focado na implementação dos objetivos políticos de curto prazo de Trump.
Esses objetivos incluem cortes abrangentes ao orçamento da NASA, que provavelmente reduzirão muitas iniciativas científicas e reduzirão sua força de trabalho. Os cortes, como explicados na “One Big Bain Bill” da Casa Branca, reduziriam o financiamento da agência em 25% e diminuiriam o número de funcionários em 5.000.
A nomeação de Duffy ocorre apenas algumas semanas depois que Trump retirou abruptamente sua nomeação de bilionário empresário Jared Isaacman para o administrador da NASA. Isaacman, que fez sua fortuna com sua empresa Shift4 Payments, voou para o espaço duas vezes em missões privadas da SpaceX. Trump disse que rescindiu o apoio após uma “revisão completa das associações anteriores”, citando as doações de Isaacman aos candidatos democratas e aos estreitos laços do bilionário com o CEO da SpaceX, Elon Musk.
A reversão de Trump a Isaacman teria levado à azeda das relações entre o presidente e o almíscar.
“Eu também achei inapropriado que um amigo muito próximo de Elon, que estava no negócio espacial, administra a NASA, quando a NASA é uma parte tão grande da vida corporativa de Elon”, disse Trump em um separado Postagem social da verdade.
Duffy substitui a diretora do Kennedy Space Center, Janet Petro, um burocrata de longa data da NASA. Não está claro quanto tempo ele permanecerá na posição.
Deixe um comentário