Lar Software Ubuntu Linux 25.04 ‘Plucky Puffin’ já está disponível
Software

Ubuntu Linux 25.04 ‘Plucky Puffin’ já está disponível


O Ubuntu 25.04 está fora da versão beta hoje e está pronto para o horário nobre como o mais recente lançamento do Linux Distro da Canonical. Embora seja apenas um lançamento provisório, há muito aqui para descompactar.

Apelidado de “Plucky Puffin”, Esta versão do Ubuntu será especialmente útil para os jogadores Porque por padrão, permite o impulso dinâmico da NVIDIA. Quando seu laptop possui uma GPU discreta (o que significa que não está integrado à CPU), o uso individual do seu PC na CPU ou os recursos da GPU flutua constantemente, dependendo das necessidades dos aplicativos que você está executando. O Dynamic Boost gerencia o poder das duas unidades, alocando e realocando continuamente o poder, para que cada unidade sempre tenha a quantidade ideal de energia necessária para fazer seu trabalho.

Essa função de otimização opera através do daemon NVIDIA-Powerd e, é claro, funciona apenas com as GPUs NVIDIA. Portanto, a menos que você tenha um laptop com uma GPU Nvidia discreta, não um GPU integradoentão não será relevante para você.

Também aparecendo com o Ubuntu 25.04 é o Linux Kernel Versão 6.14. Como sempre, o lançamento do kernel traz suas próprias atualizações, incluindo o motorista primitivo do NTSync que faz com que o vinho e outras camadas de compatibilidade do Windows gerenciem recursos com mais eficiência. Também há melhor apoio à arquitetura da unidade de processamento neural do XDNA da AMD e suporte além de mais controladores de jogos e outros periféricos.

Gnome 48 é outra grande chegada. Possui uma nova seção “bem -estar” no aplicativo Configurações, permitindo rastrear e limitar o tempo de tela. O aplicativo Configurações também permite gerenciar a configuração do HDR se você tiver um monitor compatível com HDR. Também está melhorado com as instalações do Windows criptografadas com bitlocker.

Também existem várias atualizações de aplicativos, incluindo GIMP 3.0, LibreOffice 25.2, Thunderbird 128 “Supernova” e Firefox 137. Existem melhorias na biblioteca e na cadeia de ferramentas, incluindo:

  • GCC 14.2

  • Binutils 2.44

  • Glibc 2.41

  • Qt 6.8.2

  • Systemd v257.4

  • OpenSSL 3.4.1

  • Python 3.13 por padrão

  • LLVM 20 por padrão

  • Ferrugem 1,84 por padrão

Para saber mais, confira as notas de lançamento do Ubuntu 25.04. Lembre -se de que isso não é um LIMENTO LTS (Suporte a longo prazo) Ubuntu Lançamentopor isso receberá apenas atualizações por nove meses. Nesse ponto, se você estiver usando o Ubuntu 25.04, precisará atualizar para o que será o Ubuntu 25.10 para continuar recebendo atualizações.

Se você quiser experimentar o Ubuntu 25.04, você pode obtê -lo do Página de download do Ubuntu. Você precisará Inicialize o ISO com uma unidade USB ou iniciá -lo como um máquina virtual com sua ferramenta de virtualização preferida.

Em alguns casos, você pode atualizar uma versão existente do Ubuntu para o Ubuntu 25.04. Para verificar, inicie o aplicativo Software & Atualizações, vá para a guia Atualizações e procure a opção rotulada “Notifique -me de uma nova versão do Ubuntu”. Altere a seleção do menu suspenso para “para qualquer nova versão” para garantir que você seja convidado para atualizar para 25.04. Não acontecerá imediatamente, a menos que você abra o atualizador de software e force uma verificação de atualização. Se você deseja prosseguir com uma atualização, certifique -se de fazer backup de seus dados antes de prosseguir, apenas por precaução.

Relacionado

Aqui está tudo novo no Ubuntu 25.04 ‘Plucky Puffin’

A versão mais recente do Ubuntu sempre traz algo novo, mas você deve ficar animado desta vez?

Como alternativa, você pode executar este comando que verificará um novo lançamento do Ubuntu:

sudo do-release-upgrade -c

Se ele lhe disser uma atualização, execute este comando e siga os prompts:

sudo do-release-upgrade

Se o Ubuntu não for sua xícara de chá, fique de olho na versão 25.04 de vários dos “sabores” do Ubuntu que estream hoje. Eles incluem Kubuntu, que é o meu sabor preferido do Ubuntu, e outros como Lubuntu, Xubuntu, Ubuntu Studio, Ubuntu Unity, Ubuntu Mate, Ubuntu Kylin e Edubuntu.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

O que é DietPi e você deve instalá -lo no seu Raspberry Pi?

Você provavelmente conhece o Raspberry Pi por sua eficiência espacial e (às...

Altere essas 5 configurações do Windows para armazenamento máximo

Maximizar o espaço de armazenamento ajuda o PC do Windows a executar...

O que é e por que você precisa de um

Resumo Um painel de homelab oferece uma maneira organizada de acessar vários...

Por que eu me boot, mas escolha Linux sobre o Windows quase todas as vezes

No meu PC da torre principal, a tela de inicialização me permite...